Com ações que buscam valorizar as tradições culturais nordestinas existentes no município, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu no distrito de Florestal, neste domingo (10), a Cavalgada Vaqueiro Afamado, reunindo centenas de pessoas, entre cavaleiros e amazonas de toda a região. Estiveram presentes, o prefeito de Jequié, Zé Cocá; os vereadores Joaquim Caires e Ladislau Bulhões, o Bui; demais secretários municipais; além de moradores da localidade.
A Cavalgada Vaqueiro Afamado faz parte da programação de eventos relativos aos festejos juninos nos distritos e que, em Florestal, foram realizados neste domingo. A concentração aconteceu por volta das 13h, no povoado da Marcela, de onde os participantes saíram em direção à sede do distrito. Após a Cavalgada teve início a apresentação musical de Jean Vaqueiro, seguido por Índio Cantador e, para encerrar a programação, o esperado show da banda 100 Parêa, que atraiu grande público e animou bastante todos os presentes.
O prefeito de Jequié, Zé Cocá, falou sobre a importância de promover e apoiar os eventos públicos na Zona Rural. ”Assim como tivemos o nosso São João de Jequié, na cidade, tivemos o São João na Roça, que foram as apresentações de artistas tocando muito forró e animando as comunidades rurais. Aqui em Florestal temos o Festival do Cacau Clonado e temos a Cavalgada Vaqueiro Afamado, que reúne as pessoas e, ao mesmo tempo, valoriza a nossa agricultura e a nossa cultura popular tradicional no Nordeste. A participação nesse evento, para mim que sou do campo, da Zona Rural, é uma demonstração de respeito, de valorização dessas pessoas, esses homens e mulheres que fazem parte das comunidades rurais e que são essenciais para que a nossa cidade continue a se desenvolver.” afirmou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.