Identificados os dois ipiauenses mortos em ação da PM em Jaguaquara

Na foto os dois ipiauenses, Riquelme e Felipe

Foram identificados no final da tarde desta quarta-feira (22) os três homens mortos numa ação da Polícia Militar na noite de terça-feira (21), no município de Jaguaqura. Entre eles estão dois moradores de Ipiaú, Riquelme da Silva Mota, de 19 anos, e Felipe Oliveira dos Santos, de 18 anos. De acordo com o Blog Marcos Frahm, parceiro do GIRO, o terceiro homem morto no confronto foi identificado como Gilmar dos Santos Brito, de 30 anos, morador de Maracás.

Uma operação policial realizada na noite de terça-feira (21) terminou com três suspeitos mortos após um intenso confronto com equipes da Polícia Militar, na região do Entroncamento de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia. O grupo, segundo informações da PM, integrava um bonde criminoso que havia sequestrado um homem e planejava executar duas pessoas na localidade.

De acordo com o relatório policial, as equipes receberam denúncias anônimas informando sobre a presença dos criminosos e um possível “tribunal do crime” que seria realizado contra a vítima sequestrada. Diante da gravidade da situação, os policiais desencadearam uma operação de averiguação e contenção.

Durante as diligências, foi montado um cerco na BR-420, onde ocorreu o primeiro confronto. Os criminosos, ao perceberem a presença da polícia, abandonaram o veículo e fugiram por uma área de mata, deixando o refém para trás. O homem foi resgatado pelos policiais, sem ferimentos.

Na sequência, as guarnições seguiram um segundo veículo envolvido, que possuía restrição de furto/roubo. Durante a perseguição, os suspeitos efetuaram vários disparos contra as viaturas, forçando os policiais a revidarem. O carro capotou durante a tentativa de fuga, e dentro dele foram encontrados três homens feridos, além de um arsenal de armas e uma granada. Os suspeitos foram socorridos para uma unidade hospitalar, mas não resistiram aos ferimentos.

Durante a ação, a polícia apreendeu um revólver Taurus calibre .38, uma pistola G2C calibre 9mm, uma submetralhadora Rossi calibre 9mm, além de uma granada Condor, uma faca, latas de spray, uma bolsa com materiais para manipulação de drogas e dois veículos — um GM Onix (alugado) e um Fiat Palio com restrição de furto/roubo. Todo o material apreendido, assim como os veículos utilizados pelo grupo, foram apresentados à autoridade policial competente para adoção das medidas legais. *Por Giro Ipiaú