Ibirataia: Idosa de 92 anos lamenta apreensão de animais silvestres após décadas de cuidado em fazenda

Foto: Redes Sociais

Motivada por uma denúncia, uma equipe do Ibama resgatou, na manhã desta terça-feira, 25 de novembro, na Fazenda Morro Verde, zona rural do município de Ibirataia, 56 animais silvestres que não estavam devidamente registrados para criação em cativeiro.

Grande parte dos animais estava no local há mais de 50 anos, onde eram tratados com muito carinho e atenção pela proprietária da fazenda, a idosa Nicézia Muniz Ferreira, que sempre demonstrou grande amor pelo meio ambiente, embora desconhecesse as normas ambientais para criar animais silvestres.

No elenco dos animais resgatados estavam 62 jabutis, três araras, um papagaio e periquitos, além de um macaco-prego com idade estimada em 70 anos.

Todos esses exemplares da fauna brasileira foram levados para um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Porto Seguro, onde passarão por um período de quarentena e serão avaliados por veterinários e biólogos.

Durante a estadia no Cetas, os animais terão seu comportamento analisado e, se possível, passarão por um período de fortalecimento e preparação para reinserção na natureza.

Aos 92 anos, a fazendeira Nicézia Muniz lamenta a apreensão dos animais que vinha criando por muitas décadas. “A saudade e a tristeza que agora sinto são muito grandes. Tiraram minha alegria, me deixaram sozinha”, desabafou a anciã. Ela assegura que os animais sempre foram bem tratados e alimentados, e que os considerava como filhos.

Nicézia Muniz revelou que a apreensão dos animais se deu por solicitação do Ministério Público ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. (GIRO/José Américo Castro).