Bahia: Hassan se consolida para 2026 e reafirma liderança de Zé Cocá em seu projeto político

Foto: Blog Marcos Frahm

Ex-vice-prefeito de Jequié, Hassan Iossef (PP), foi lançado candidato a deputado estadual em 2022 por Zé Cocá (PP) para suceder o prefeito da Cidade Sol na AL-BA, por onde Cocá passou e exerceu o mesmo cargo até 2020, quando foi eleito prefeito. Batizado como Hassan de Zé Cocá, Iossef foi a surpresa na política nos territórios do Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá, surgiu como um desconhecido e saiu majoritário das urnas na maioria dos municípios, tendo sido eleito deputado com 60.714 votos.

Nos bastidores da política, a avaliação de aliados é de que, Hassan, no último ano do seu primeiro mandato e caminhado pra reeleição, apesar de ser um liderado de Cocá, hoje consegue caminhar com as próprias pernas, inclusive ampliou o número de apoiadores, prefeitos e vereadores, em face ao seu poder de articulação.

Ao participar do ato de assinatura da ordem de serviço para implantação do campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Jequié, nesta sexta-feira (30/01), o deputado foi questionado pelo BMF sobre como define o seu mandato, responde que ”é difícil fazer uma autoanálise, mas eu diria que me sinto feliz com o que nós viemos realizando, a gente vem escutando as lideranças que confiaram em nosso projeto, quando Zé nos apresentou, era um desconhecido. A minha relação com Zé continua a mesma, ainda mais fortalecida, Zé é o meu líder político e a gente tem ampliado isso. Nós tínhamos cinco prefeitos que nos apoiavam em 2022, hoje nós temos quinze prefeitos, fora a banda B”, disse Hassan.

Eleito na oposição e agora integrando a base do Governo Jerônimo Rodrigues (PP), tendo sido o articulador do retorno de Cocá ao grupo governista, o deputado está de saída do PP, e deve e deve migrar para o PSB, ele e outros três parlamentares, após federação do partido com o União Brasil.

*Por Marcos Frahm / BMF