O período chuvoso que cobre a região há mais de duas semanas vem contabilizando mais transtornos e prejuízos em cidades do território médio Rio das Contas. Neste domingo (27), moradores da cidade de Aiquara, principalmente os da área do Kit Moradia, foram afetados por alagamentos causados pelo entupimento de uma boca de lobo, impedindo a drenagem correta das águas pluviais. Com apoio da Prefeitura Municipal, famílias que tiveram suas casas alagadas, fizeram a retirada de alguns móveis e colchões e foram encaminhadas para residências de parentes.
Na manhã dessa segunda-feira (28), prepostos da prefeitura utilizando máquinas iniciaram o serviço de limpeza e desobstrução das bocas de lobos. O prefeito Delmar Ribeiro e a equipe da Secretaria de Assistência Social seguem acompanhando de perto a situação que deixa a população em alerta.
Ainda no município de Aiquara há registros de deslizamentos de encostas, desabamento de muros e transbordamentos de rios na zona rural. Na BA-558, que liga Aiquara ao distrito de Itajuru, ocorreram quedas de árvores e deslizamento de terra. Ações da prefeitura ocorrem com objetivo de facilitar o tráfego nessa localidade.
Conforme previsões dos principais institutos de meteorologia, o período chuvoso no centro sul e sul da Bahia deve se estender por mais essa semana, o que acende o alerta para novas ocorrências derivadas do volume da chuva. (Giro Ipiaú)