Maria Isabella dos Santos, 05 anos de idade, está internada há 21 dias no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, e aguarda por regulação do estado para um procedimento cirúrgico que pode ser feito por Unidades de Terapia intensiva com referência em Ilhéus, Salvador e Feira de Santana. A informação é do Blog Matheus Oliver.
De acordo com a publicação, a criança deu entrada na unidade hospitalar no dia 16 de junho com suspeita de acúmulo de líquido entre os tecidos que revestem os pulmões e o tórax. Quatro dias depois, a equipe médica constatou que havia possibilidade de drenar o líquido e após ser feito a drenagem registrou se melhora no derrame. Em 24 do mesmo mês um novo raio x foi feito pelos médicos constataram a permanência do problema, porém ventilado, e com espaço que permite a circulação do ar.
Já no dia 27 do mesmo mês a paciente apresentou sintomas de linfonodomegalia, que é um aumento local ou generalizado das pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas e que pode afetar qualquer parte do corpo, sendo mais comum no pescoço, nas axilas, na região inguinal e do mediastino, sendo estas duas últimas; as causas da enfermidade de Maria Isabella.
O drama em busca de uma vaga para que a criança seja transferida já preocupa familiares que apesar da solicitação de relatório, interferência de agentes do meio político do município e do estado, além de amigos e parentes, ainda não foi o suficiente para uma agilidade no caso; que ainda de acordo com o boletim médico, segue agravando a cada dia, informa o Blog Matheus Oliver.