Exonerado pelo Governo do Estado da direção do Conjunto Penal de Jequié, o agora ex-diretor Elmar Lopes, se pronunciou sobre o seu desligamento do órgão prisional, informando, através de nota pública que a sala saúda não tem relação com a crescente onda de violência em Jequié. De acordo com Elmar, a sua saída já havia sido solicitada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) ainda no mês de setembro, para se juntar ao prefeito Eleito de Ibirataia, Sandro Futuca (MDB) na secretaria de Planejamento do município.
Elmar é natural de Ibirataia e já ocupou diversos cargos na estrutura administrativa do estado, sendo nomeado para a Direção do Conjunto Penal de Jequié ainda no ano de 2023, estando a frente do órgão por 01 ano e meio. Em abril de 2024, o advogado Elmar Lopes Silva foi agraciado com o Título de Cidadão Jequieense na Câmara Municipal. Ele teria sido indicado para o cargo pela cúpula baiana do MDB. Na nota emitida nesta terça-feira, Elmar disse que teria enviado ofício a Jerônimo, agradecendo pela confiança ”pela confiança depositada nele e que utilizou os meios possíveis para fortalecer a gestão pública, promovendo melhorias administrativas, buscando ressocializar os internos daquela unidade, tratando-os com humanidade e promovendo ações de saúde e educação, sem deixar de lado os cuidados com a segurança”.
Ele destacou, entre outras ações em sua passagem pelo CJP obras de forma da estrutura do prédio e a realização de projetos em parceria com demais órgãos do Estado, a exemplo do programa Liberdade na Estrada, da Defensoria Pública Estadual e citou que, em 2023, foram transferidos 15 detentos da unidade prisional para outras unidades da Bahia. Por: Blog Marcos Frahm