Paciente diagnosticada com tumor na cabeça enfrenta a dura realidade da regulação médica na Bahia

Foto: Acervo Pessoal

A comerciária Maria do Carmo Cruz dos Santos, moradora de Ipiaú, encontra-se internada no Hospital Geral de Ipiaú (HGI) desde o dia 03 de outubro. Após ter sido curada de um câncer de mama há 4 anos, hoje ela enfrenta a batalha contra um tumor na cabeça. As informações foram repassadas ao GIRO por amigos e familiares de Maria do Carmo.

O médico plantonista que atendeu a paciente no HGI, reconhecendo a complexidade do caso, solicitou a transferência da paciente para uma unidade especializada em oncologia. No entanto, mesmo após a busca de auxílio nos órgãos de saúde do município e autoridades políticas, a regulação ainda não foi concretizada até a manhã desta terça-feira, 10 de outubro.

A transferência para uma unidade adequada é fundamental para que Maria do Carmo receba o tratamento necessário e possa enfrentar o tumor na cabeça com as melhores chances de recuperação. O drama da paciente  evidencia a importância de uma regulação médica eficiente e ágil, o que parece cada vez mais distante de se tornar realidade na Bahia.  (Giro Ipiaú)