Prefeitura de Jequié inicia nova etapa do programa de castração de cães e gatos

Secom/PMJ

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, deu início, nesta quarta-feira, 18, à nova etapa do programa de castração gratuita de cães e gatos que é executado pelo castramóvel, equipamento instalado na Praça da Bíblia, no bairro Jequiezinho, em local de fácil acesso para a população, fazendo parte das ações municipais de fortalecimento das estratégias de saúde para o controle da leishmaniose e da população de animais.

Para participar, os tutores dos animais devem fazer um cadastro na unidade de Saúde, conforme cronograma em anexo, tendo em mãos o RG; CPF; comprovante de residência; Cartão SUS; Nº do NIS; e o comprovante de renda de todos os membros da família, com soma de até três salários mínimos, sendo estas as condicionantes para a participação no programa. De acordo com o médico veterinário e responsável técnico, Neilton Sérgio Bitencourt Rotondano, para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo cinco meses e, no máximo, sete anos de idade, com peso máximo de seis quilos, no caso dos gatos, e 15 quilos para os cães.

“No dia da cirurgia os animais passarão por uma avaliação clínica e, estando em condições orgânicas adequadas, passarão pelo procedimento cirúrgico, que dura em média 30 minutos. É um procedimento rápido, mas que demanda anestesia, por isso o animal será liberado somente após o efeito da medicação.”, disse o médico veterinário do Departamento de Vigilância Epidemiológica. 

“A iniciativa tem foco na saúde dos animais, mas, tenho certeza que também vai repercutir na redução do abandono de cães e gatos no município, representando uma grande ação de Saúde Pública, pois ajuda na redução da proliferação das doenças transmitidas pelos animais para os seres humanos. Tivemos um pouco de demora na entrega dos insumos necessários aos procedimentos, mas já retomamos as cirurgias de castração dos pets. Estamos dando seguimento, de acordo com o agendamento feito pelos tutores, nas Unidades de Saúde. Portanto, procurem ficar atentos para não perder esse agendamento. Após o processo de castração, a Secretaria de Saúde disponibiliza, gratuitamente, um kit de medicamentos para o tratamento pós-operatório do animal.”, disse o secretário de Saúde, Marlon Pereira.

Confira o cronograma de agendamento das Unidades de Saúde:

Fonte: Secom/PMJ