A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, deu início, nesta segunda-feira, 5, a intensificação da aplicação da vacina contra a Poliomielite em crianças de um ano a menores de cinco anos. Até o momento já foram aplicadas 3.460 doses da vacina, atingindo a cobertura de 41.01% do público-alvo, que totaliza 8.435 crianças e, como a campanha nacional se encerra em 9 de setembro, novas estratégias de saúde estão sendo colocadas em prática para ampliar o índice de vacinados, como a descentralização da vacinação que, além das Unidades de Saúde, vêm sendo ofertada, também, em alguns postos temporários de vacinação, nos bairros e em algumas unidades escolares, sempre das 8h às 11h.
Nesta segunda-feira iniciativa contemplou as crianças que residem do Loteamento Jardim Eldorado, onde a imunização foi feita com um posto de vacinação instalado no quiosque da localidade; Na terça-feira, 6, será a vez dos moradores do bairro Jequiezinho, que vão contar um posto de vacinação temporário na Rua da Banca, e no Loteamento Vila Aeroporto, com a imunização acontecendo na sede do Centro de Endemias; Na quinta-feira, 7, o posto de vacinação será na Igreja Quadrangular, na Avenida Franz Gedeon, atendendo aos moradores das localidades do Alto do Funil, Alto da Coelba e imediações; e na sexta-feira, 9, os contemplados com o posto de vacinação temporário contra a Poliomielite serão os moradores do Mandacaru, com a imunização sendo ofertada no quiosque próximo da quadra poliesportiva, em frente ao Estádio Waldomiro Borges e um outro posto para a aplicação da vacina no quiosque do Residencial Mandacaru I.
Além dessa estratégia, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, também disponibilizou postos extras de vacinação em algumas escolas municipais, objetivando a imunização dos estudantes dentro da faixa etária que ainda não foram vacinados, ampliando, assim, os índices de cobertura contra a paralisia infantil, como forma de atender ao Ministério de Saúde, que estabelece que a campanha atinja cobertura vacinal de 95% do público-alvo.
“Prevenir é sempre o melhor remédio, por isso, pedimos aos pais que levem seus filhos para vacinar contra a Pólio e, assim, aumentemos os índices de imunização deste público no nosso município. Estamos empenhados em prol das nossas crianças e a situação ainda não é confortável, pois temos um grande número de crianças, dentro da faixa etária de vacinação, e que ainda não se vacinou, o que é preocupante! Adotamos essa nova estratégia para avançar com a campanha, facilitando ainda mais o acesso da população ao atendimento.”, afirmou o secretário de Saúde, Marlon Pereira. Fonte: Secom/PMJ