Na tarde de sábado (29), o técnico em refrigeração Carlos Henrique dos Santos, de 48 anos, morreu ao se desequilibrar de um prédio do 11.º andar no bairro Castália, em Itabuna.
Segundo moradores locais e companheiros de trabalho, a vítima se recusou a usar o equipamento obrigatório técnico, a fim de realizar a instalação do ar condicionado. O prédio localizado de frente o cartório situado no bairro, ele afirmou momentos antes que rejeitou a proteção porque “aqui dava para instalar!”, escorregou e teve muitas fraturas corporais.
Populares também contam que ele usou álcool, momentos antes do fato, com um colega de trabalho. Ele não se encontrava só, estava na companhia de testemunhas, sendo o pedreiro responsável a obra e o patrão que deveria fiscalizar a utilização adequada dos equipamentos fornecidos e necessários à segurança, obrigando os empregados a fazer uso deles.
A NR 35, norma reguladora, afirma que qualquer atividade executada acima de 2 metros do nível térreo, que haja risco de queda, deve ser utilizados os itens abaixo para a segurança do trabalhador. Os, Equipamento de Proteção Individual — EPIs, são estipulados para reduzir os riscos de acidentes de trabalho. *As informações são do Blog do Verdinho